segunda-feira, 11 de abril de 2011

Liga Árabe pedirá a ONU zona de exclusão aérea em Gaza

A Liga Árabe decidiu neste domingo pedir ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) a imposição de uma zona de exclusão aérea "contra a força aérea israelense para proteger os civis da Faixa de Gaza".
Em comunicado, a organização pan-árabe acordou a medida após uma reunião urgente de seus embaixadores permanentes no Cairo para analisar a escalada de tensão na faixa palestina.
Na reunião, os representantes decidiram encarregar ao grupo árabe na ONU de solicitar uma reunião urgente do Conselho de Segurança "para estudar a agressão israelense contra Gaza e o levantamento do cerco por parte de Israel para impor uma zona de exclusão aérea contra a aviação israelense para proteger aos civis".
A nota acrescenta que a Liga Árabe decidiu pedir "à ONU, ao Conselho de Segurança e ao Quarteto [para o Oriente Médio] que assumam as responsabilidades para deter a constante agressão israelense e os massacres, e garantam proteção internacional ao povo palestino em Gaza".
Os embaixadores permanentes pedem "a adoção das medidas necessárias" para interromper as agressões de Israel e reiteraram "a necessidade de levantar o cerco sobre Gaza e de abrir as passagens na fronteira".
Expressaram ainda a satisfação com a iniciativa do presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, para colocar fim às divisões entre os palestinos e alcançar uma reconciliação nacional.
Na última quinta-feira, o disparo de um foguete a partir de Gaza contra um ônibus escolar israelense, onde ficaram feridos uma criança e o motorista, gerou a pior ofensiva de Israel na faixa nos dois últimos anos.
Além de causar quase 20 mortos, os bombardeios deixaram meia centena de feridos na faixa, onde não se registrava uma onda de violência tão grave desde a operação "Chumbo Fundido", que ocorreu entre o fim de 2008 e o início de 2009 e matou 1.400 palestinos e 13 israelenses.
Após o recrudescimento da violência, as milícias palestinas em Gaza acordaram neste domingo de acordo para respeitar um cessar-fogo com Israel, como revelaram fontes do movimento islamita Hamas, que controla a faixa.
Por sua vez, o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, declarou neste domingo que Israel estava disposto a um cessar-fogo com as milícias palestinas de Gaza.

Link: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/900760-liga-arabe-pedira-a-onu-zona-de-exclusao-aerea-em-gaza.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário