segunda-feira, 28 de março de 2011

As Revoluções nos Países Árabes no Século 21

Caras e Caros,

É com grande satisfação que o Centro Acadêmico Guimarães Rosa (IRI-USP) e o Centro de Estudos Árabes (CEAr - DLO/USP) reiteram o convite para o evento As Revoluções nos Países Árabes no século 21, nesta quarta-feira, 30 de março, às 18h. (O cartaz do evento segue em anexo.)

É com maior satisfação ainda que convidamos todas e todos a participarem de um encontro anterior ao evento, com um grupo de refugiados palestinos, às 17h. Com o apoio da Associação da Defensoria Pública da União e do Defensor Público Gustavo Reis, o Centro Acadêmico Guimarães Rosa providenciou a vinda de cerca de 15 refugiados palestinos, dentre os 32 que vivem atualmente em Mogi das Cruzes, para a USP.

O grupo de refugiados em Mogi era composto por 56 pessoas em 2003, mas devido às diversas dificuldades de integração na comunidade e no mercado de trabalho foi se dispersando. Cabe ressaltar que a maior parte dos refugiados não recebe o apoio previsto pelo Estado, nem mesmo pela ONU e, para além das barreiras culturais e lingüísticas, o desconhecimento dos direitos e o não acesso aos mesmos constituem ilícitos nacionais e internacionais.
Com a premissa de que o conhecimento universitário não tem sentido se restrito à Universidade e desconexo à realidade e à sociedade; bem como com o anseio de possibilitar a este grupo de pessoas que possam ser sujeitos conhecedores e portadores de direito; é que os convidamos a vir à USP para participar do evento. Não podemos discutir o Mundo Árabe em uma sala de aula enquanto este "mundo" está a poucos quilômetros de distância e tampouco se pode ignorar as implicações morais e jurídicas da questão.

Esperamos que este encontro constitua um primeiro passo para a promoção de ações da Defensoria Pública com estas pessoas, e acreditamos que a parceria dos estudantes da Universidade de São Paulo com este importante órgão governamental pode ser extremamente relevante e transformadora para a sociedade. Com o anseio de que este seja mais uma iniciativa rumo ao direito constitucional de acesso à justiça, inclusive àqueles que se encontram na situação de refugiados ou imigrantes em nosso país, é que convidamos a todas e todos para este encontro.

O encontro acontecerá no Centro Acadêmico de Filosofia, no Espaço Verde do Prédio de Ciências Sociais (FFLCH-USP), às 17h. Contamos com a gentileza de que aquelas e aqueles que julgarem pertinente, encaminhem este e-mail aos núcleos especiais da Defensoria, grupos de emails e demais pessoas potencialmente interessadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário